O caseum é uma “massinha” branca/amarelada de odor fétido que se forma nas amígdalas. É possível resolver definitivamente este problema com tratamento cirúrgico minimamente invasivo com laser.
O caseum, também chamado de cáseos ou cáseos amigdalianos, é uma “massinha” branca/amarelada que podem surgir na garganta e que acontecem devido ao acúmulo de restos de alimentos, saliva e células da boca, sendo responsáveis pelo mau hálito, garganta inflamada e, em alguns casos, dificuldade para engolir.
Quando o caseum é frequente e acontece devido à amigdalite crônica, pode ser necessária realização de cirurgia para retirar as amígdalas.
Principais sintomas
O cáseo amigdaliano corresponde a pequenas bolinhas brancas ou amarelas que podem aparecer presas à amígdala. Além disso, outros sinais e sintomas que podem surgir são:
- Dor ao engolir;
- Mau hálito;
- Dor de garganta;
- Dificuldade para engolir;
- Inchaço das amígdalas;
- Dor de ouvido, em alguns casos;
- Alteração do sabor;
- Roncos;
- Sensação de algo na garganta.
Na presença desses sinais e sintomas, é importante que o otorrinolaringologista seja consultado para que seja identificado fator que favorece o aparecimento do cáseo e a melhor forma de tratamento.
Causas de cáseo amigdaliano
A formação do cáseo pode acontecer devido ao acúmulo de restos de comidas nas amígdalas, favorecendo a proliferação de microrganismos, levando à inflamação da amígdala e formando o cáseo.
Alguns dos fatores que podem aumentar a chance de formação do caseum são má higiene oral, uso de remédios que causam boca seca, rinite e sinusite, uma vez que nessas situações há maior acúmulo de muco, o que também pode constituir o cáseo.
A cirurgia só é indicada pelo médico quando existe o desenvolvimento constante de amigdalites, quando a pessoa sente muito desconforto ou sofre de halitose que não se consegue tratar com outras medidas.
É possível resolver definitivamente este problema com tratamento cirúrgico minimamente invasivo com laser.